quinta-feira, 21 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Um coro especial ;)
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Duas obras do compositor inglês John Rutter
O coro Voximix participou num concerto comemorativo dos 75 anos do Conservatório Regional da Covilhã, que se realizou no passado dia 17 Junho. Interpretou obras de W.A.Mozart, César Franck e John Rutter. Partilho aqui duas peças deste compositor contemporâneo, muito ao nosso gosto.
"Ave Verum" de Mozart num arranjo para duas vozes brancas
A obra de W.A.Mozart "Ave Verum", aqui com um arranjo de Henry Geehl para duas vozes brancas. É certo que estamos habituados a ouvir a versão original para coro misto, mas digam lá se os "meus" meninos não estão a cantar bem? :D
Comecei a trabalhar no CRCB há três anos com este coro e é muito agradável para mim poder recostar-me no sofá, ouvir estes jovens e sentir que o trabalho tem sido assim produtivo. Estes jovens têm-se aplicado imenso e isso nota-se já na qualidade sonora bem interessante audível neste concerto... Garanto-vos que é uma sensação mesmo muito boa!
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Encontro final
Foi pena tão poucos alunos terem aceite o meu convite para nos encontrarmos no último dia de aulas. Provavelmente a escolha do dia não terá sido a melhor, pois vários jantares e comemorações de final de ano se preparavam... Enfim, compareceram 5 alunos à chamada.

Obviamente, aproveitei o encontro para entregar as medalhas relativas ao concurso "Comentador mais assíduo do nosso blogue", mas aproveitei também para partilhar com os presentes algumas novidades e propostas já para o próximo ano. 



Fui convidada a dar seguimento a este projecto convosco; os coros Voximix e o VoxOn manter-se-ão sob a minha direcção, sendo que este último deixará de estar separado em A e B, passando a ser um único coro. Estou, como vós, necessitada de férias/descanso, mas querem crer que já estou ansiosa pelo recomeço do próximo ano? Tenho imensos projectos/ideias para os meus alunos...
Para a semana contaremos com a última audição escolar do coro VoxOn, na quarta-feira (29 Junho), às 18H30. Conto com os alunos do Voximix para apoiar os colegas mais novos. Até lá!
sábado, 11 de junho de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
BARQUINHA NON STOP 2011
Este espectáculo terá também a participação do Grupo Coral do Conservatório de Música de Santarém, do Coro Infanto-Juvenil de Tancos, do Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música Gualdim Pais de Tomar e do Coro Juvenil da Escola de Música Coral Phidelius de Torres Novas.
Informação adicional encontrada aqui:
"Entre os dias 10 e 13 de Junho, Vila Nova da Barquinha volta a acolher o Festival de Animação e Teatro de Rua, Barquinha NON STOP. A edição de 2011 mantém a aposta em espectáculos reconhecidos internacionalmente, desta vez de companhias portuguesas e espanholas. O Barquinha NON STOP 2011 oferece uma programação diversificada, promovendo o que de mais inovador existe neste género de expressão artística. Durante 4 dias, Vila Nova da Barquinha brinda o público de todo o país com espectáculos singulares, combinando a inovação com acontecimentos de cariz mais tradicional. Teatro de fogo e aéreo, teatro tradicional, animação de rua, artes circenses, música, dança, exposições, marchas populares, espectáculos de pirotecnia únicos, o melhor da gastronomia, artesanato e desporto aventura esperam por milhares de visitantes no ano em que os festejos populares de Vila Nova da Barquinha assinalam 100 anos. Programa completo em http://www.barquinhanonstop.org/" .
Informação adicional encontrada aqui:
"Entre os dias 10 e 13 de Junho, Vila Nova da Barquinha volta a acolher o Festival de Animação e Teatro de Rua, Barquinha NON STOP. A edição de 2011 mantém a aposta em espectáculos reconhecidos internacionalmente, desta vez de companhias portuguesas e espanholas. O Barquinha NON STOP 2011 oferece uma programação diversificada, promovendo o que de mais inovador existe neste género de expressão artística. Durante 4 dias, Vila Nova da Barquinha brinda o público de todo o país com espectáculos singulares, combinando a inovação com acontecimentos de cariz mais tradicional. Teatro de fogo e aéreo, teatro tradicional, animação de rua, artes circenses, música, dança, exposições, marchas populares, espectáculos de pirotecnia únicos, o melhor da gastronomia, artesanato e desporto aventura esperam por milhares de visitantes no ano em que os festejos populares de Vila Nova da Barquinha assinalam 100 anos. Programa completo em http://www.barquinhanonstop.org/" .
terça-feira, 7 de junho de 2011
Prémios para os comentadores do blogue
Tenho o prazer de anunciar que estas lindas medalhas nos foram oferecidas pela ourivesaria Tiara e que serão atribuídas na última semana de aulas. Têm, assim, mais uns dias para se candidatarem ao prémio :D
sábado, 4 de junho de 2011
"Ginástica de manutenção para o cérebro"
Afinal, é isto que significa a nossa aula de coro semanal :D
Vejam toda a reportagem da RTP e perceberão o título desta mensagem.
Fazer música é mesmo muito bom, meus jovens. Aproveitem!
Vejam toda a reportagem da RTP e perceberão o título desta mensagem.
Fazer música é mesmo muito bom, meus jovens. Aproveitem!
domingo, 22 de maio de 2011
Quem se lembra, ponha o dedo no ar :D
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Ensaio extraordinário para o coro Voximix (e reforços)
No seguimento da mensagem anterior, devo informar que já temos pianista para nos acompanhar nas próximas apresentações públicas: a professora Helena Nunes. No entanto, e uma vez que a professora não está disponível na hora da aula do coro, dever-se-á realizar um ensaio extraordinário no próximo dia 25 Maio (quarta-feira), às 20H00, no CRCB.
Mais ainda se informa que, no dia anterior à participação do Voximix no MIMA em Coimbra, a aula terá início alguns minutos depois da hora marcada, às 18H30, prolongando-se até às 20H00.
Tentamos assim, com algumas pequenas alterações, conseguir os ensaios necessários para o concerto sem grandes prejuízos para todos os envolvidos. Sabemos bem o quanto esta altura do ano é exigente para com os nossos alunos e professores... Os encarregados de educação serão informados destas alterações por carta.
Estando o concerto agendado para as 11Hoo, a saída de Castelo Branco deverá ser pouco depois das 07H30, nesse sábado. Será, com toda a certeza, um dia bem cheio!! :D
Mima 2011

Nasceu em 2008/2009 pelas mãos da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) que promoveu, no dia 9 de Maio, em Leiria, a Mostra Interescolas de Música – MIMA, reunindo cerca de 1000 alunos de todas as escolas de ensino artístico especializado da Música, no âmbito geográfico da DREC. No ano seguinte, a actividade repetiu-se na Figueira da Foz.
Este ano, a actividade repetir-se-á desta vez em Coimbra. Pelo meio ficou a participação destes alunos nas comemorações do Centenário da República, no Porto, 31 de Janeiro de 2010. O Coro das crianças interpretou o Hino Nacional no hastear da bandeira e a Orquestra Sinfónica interpretou uma obra de Luís de Freitas Branco, ambos na presença do Presidente da República.
Este ano, a actividade repetir-se-á desta vez em Coimbra. Pelo meio ficou a participação destes alunos nas comemorações do Centenário da República, no Porto, 31 de Janeiro de 2010. O Coro das crianças interpretou o Hino Nacional no hastear da bandeira e a Orquestra Sinfónica interpretou uma obra de Luís de Freitas Branco, ambos na presença do Presidente da República.
Mais uma vez a orquestra sinfónica contará com diversos alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco e algumas classes de conjunto apresentar-se-ão em concertos vários.
Esse é o caso do coro Voximix (com alguns reforços) que se apresentarão no dia 28 Maio, no Arco Almedina, num concerto preenchido com outros coros, como é o caso do coro Estrelitas do Conservatório de Música de Águeda, do coro do Conservatório Filarmónico de Pombal e do coro DeChorus da Escola de Artes da Bairrada. Para além dos coros haverá ainda alguns instrumentistas solistas. O espectáculo está agendado para as 11H00.
sábado, 14 de maio de 2011
Convite para um encontro de coros infanto-juvenis
A Associação Grupo Coral de Tancos (Concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém) promove anualmente o Encontro de Coros Infanto-Juvenis integrado nas festas do Concelho. Este ano o Encontro será realizado dia 12 de Junho (domingo) às 15:00 no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha junto ao Parque Ribeirinho. Por este motivo convidamos o coro Infantil ou Juvenil ou Infanto-Juvenil que dirige, a participar na realização deste evento. O programa será à vossa escolha com a duração de 15 a 20 minutos. No final do concerto será oferecido um lanche a todos os participantes. Sem mais de momento agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta.
Estando o coro Voximix preparado para tal evento (já que temos agendados alguns concertos por esta altura) conto levar-vos (incluindo os novos reforços) até Vila Nova da Barquinha. A pianista que nos acompanhará será a professora Helena Nunes, a quem muito agradeço a disponibilidade. Que vos parece?
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Novidades fresquinhas ;)
Já ouviram falar do coro Vox Laci? A Internet tem este lado positivo de nos dar a conhecer outros mundos e, neste caso específico, outros coros :D
Através do facebook, fui contactada pelo maestro Myguel Santos e Castro para que possamos partilhar um concerto na nossa cidade. O Coro Vox Laci costuma organizar três estágios intensivos por ano, em várias partes do país e, por conhecer o facebook dos coros Voximix e VoxOn, lembrou-se de realizar o próximo em Castelo Branco.
Que tal, jovens coralistas? Ansiosos por mostrarem o trabalho desenvolvido nos últimos tempos?
Neste momento, estamos em fase de ajuste de datas. Logo que haja novidades, serão os primeiros a saber!
Até amanhã
domingo, 8 de maio de 2011
sábado, 7 de maio de 2011
sábado, 30 de abril de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Concerto de Páscoa 2011
Estive a ouvir a gravação do coro Voximix, no concerto de Páscoa do CRCB que se realizou hoje à noite, no auditório da Escola Agrária. Os alunos estão de parabéns pelo trabalho apresentado, pois cantaram afinados, com uma boa postura e até com alguma projecção.
Há, no entanto, algo que deverá ser alterado numa próxima vez que cantemos com uma orquestra: o número de membros do coro. Somos poucos para a sonoridade conseguida com a orquestra de sopros com quem cantámos; o coro ouviu-se pouco.
No próximo período trabalharemos com piano e esta questão não se colocará, mas, para o próximo ano, será certamente uma questão a ser equacionada.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)




