quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Será que todos conhecem?

Haydn, Mozart, Beethoven e tantos outros são, muitas vezes, até oferecidos com as revistas e os jornais. Toda a gente os conhece; toda a gente já ouviu das suas obras. Será mesmo assim? 

É certo que há obras muito conhecidas, muitas vezes cantadas por todos os coros e orfeões. Mas e os meus alunos? Os meus jovens alunos? Será que as conhecem? Mesmo que as tenham ouvido, não lhes devo a hipótese de as estudarem em pormenor? Porquê estudar apenas obras que ninguém conhece ou que são menos vezes trabalhadas? Não me posso esquecer que lecciono numa escola de ensino artístico especializado da música, onde é também suposto dar-lhes a conhecer as obras de arte mais famosas. 

Falo em Ave Verum de Mozart, Panis Angelicus de Franck, Aleluia de Haendel (entre muitas outras)... 

Hoje em dia, parece que todos fogem destas obras. São velhas, demasiado ouvidas, aborrecem... E viram-se para os musicais, muito mais apelativos e fáceis de oferecer aos jovens e aos seus pais. Sinceramente, começa a apetecer-me andar atrás no tempo... Ando com vontade de lhes mostrar (digo, trabalhar) Pergolesi, Fauré, Haydn, Bizet, Caccini, Monteverdi...


Podem chamar-me louca, mas se não formos nós professores de música a ensinar-lhes estas obras, como as conhecerão? Na televisão?!

1 comentário: